EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE CANNES 2021   |   FESTIVAL DE VENEZA 2021   |  

Prêmios Quartz du cinéma Suíço


O Quartz Awards, também conhecido como “Swiss Film Awards”, é o prêmio de cinema suíço mais importante, concedido anualmente pela Swiss Film Academy desde 1998.

 

Índice

 

Lista completa do Quartz Swiss Film Awards (1998 a 2021)

 

 

History of the Quartz Awards


O Prêmio Quartz para o Cinema Suíço foi concedido pela primeira vez em 1998, por ocasião do Solothurn Film Festival, na Suíça. Naquele ano, apenas três prêmios foram concedidos.

 

Em 2000, foram criadas duas novas categorias que premiaram atores e atrizes no mesmo prêmio. Então, em 2008, as categorias foram divididas para recompensar o desempenho masculino e feminino separadamente.

 

Em 2004, é criado o Prêmio Especial do Júri, que não é concedido todos os anos e leva o nome de Prêmio Especial da Academia em 2013. Em 2010, o Prêmio de Honra é concedido pela primeira vez.

 

No início de março de 2009, uma cerimônia televisionada foi realizada pela primeira vez, sob o patrocínio do Federal Office for Culture (BAK) e da recém-fundada Swiss Film Academy.

 

A estatueta do Quartz Awards


Anteriormente, foi concedido o prêmio “Visor” da escultora suíça Sylvie Fleury, que foi substituído em 2008 por uma escultura do artista suíço-argentino Alfredo Häberli. Foi então substituído novamente pelo troféu atual.

 

O troféu atual é uma escultura composta por uma série de painéis de vidro verde claro de diferentes alturas que formam uma única linha fluida, formando um peculiar jogo de luz e um ótimo efeito 3D. A obra é do pintor e escultor francês Jean Mauboulès.

 

Regras do Quartz Awards

 

De acordo com a Lei Federal de Cinema da Suíça, para serem indicados ao Quartz Awards, os filmes devem atender às seguintes condições:

 

As produções devem ser realizadas por um autor de nacionalidade suíça ou residente na Suíça.


Eles devem ser produzidos por uma pessoa domiciliada na Suíça ou uma empresa com sede na Suíça e cujos fundos sejam detidos por pessoas domiciliadas na Suíça.


Eles devem ser aprimorados, tanto quanto possível, por intérpretes e técnicos de nacionalidade suíça ou domiciliados na Suíça e por indústrias técnicas estabelecidas na Suíça.


Da mesma forma, os filmes elegíveis para competir devem ter sido selecionados em um festival de cinema suíço ou em um grande festival de cinema no exterior.

 

A Fundação “SWISS FILMS” para a promoção do cinema suíço é responsável pela definição dos filmes aptos para a competição.

 

Nomeações e votação no Quartz Awards

 

As produções foram pré-selecionadas por recomendações de 280 membros da Swiss Film Academy. Em seguida, o Departamento Federal de Assuntos Internos (FDHA) escolhe um júri composto por nove membros da Academia, para escolher todos os indicados ao prêmio.

 

O anúncio oficial dos indicados geralmente é feito em janeiro, durante o Solothurn Film Festival. A partir de então até o final de fevereiro, os membros votantes da Swiss Film Academy votarão em seus indicados preferidos em cada uma das 11 categorias do Quartz Swiss Film Awards.

 


Estatísticas do Quartz Awards

 

A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Quartz Awards, levando em consideração as edições realizadas do ano 1998 a 2021.

 

Quais são os filmes que mais ganharam o Quartz Swiss Film Awards?

 

Os filmes que mais ganharam prêmios Quartz, entre 1998 e 2021 são: Schwesterlein (5 prêmios), Der Kreis (The Circle) (4 prêmios) e Der Goalie bin ig (I Am the Keeper) (4 prêmios). Aqui estão os 10 filmes que ganharam mais Oscars:

 

Filme Prêmios  
Schwesterlein 5
Der Kreis (The Circle) 4
Der Goalie bin ig (I Am the Keeper) 4
Ceux qui travaillent 3
Chris the Swiss 3
Blue My Mind 3
Mulheres Divinas 3
Minha Irmã 3
Giochi d'estate 3
Le milieu de l'horizon (Beyond the Horizon) 2


Qual ator ganhou o maior número de prêmios Quartz Swiss Film Awards?


Os atores que mais ganharam o Quartz Award entre 1998 e 2021 são: Bruno Ganz (2 prêmios), Max Hubacher (2 prêmios) e Sven Schelker (2 prêmios).

 

Ator Prêmios  
Bruno Ganz 2
Max Hubacher 2
Sven Schelker 2
Mathias Gnädinger 1
Michael Finger 1
Antonio Buíl 1
Joel Basman 1
Patrick Lapp 1
Bruno Cathomas 1
Kacey Mottet Klein 1

 

Qual atriz ganhou mais prêmios Quartz Swiss Film Awards?


As atrizes que mais ganharam o prêmio Quartz entre 1998 e 2021 são: Sabine Timoteo (3 prêmios), Marie Leuenberger (2 prêmios) e Ursina Lardi (1 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Sabine Timoteo 3
Marie Leuenberger 2
Ursina Lardi 1
Mona Fueter 1
Celine Bolomey 1
Judith Hofmann 1
Carla Juri 1
Miriam Stein 1
Luna Wedler 1
Sibylle Brunner 1

https://umfilmede.com