EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE CANNES 2021   |   FESTIVAL DE VENEZA 2021   |  

Festival de Cinema de San Sebastian


O Festival de San Sebastián, também conhecido como Festival Internacional de Cinema de San Sebastián ou Donostiako Nazioarteko Zinemaldia, é um festival de cinema que se realiza anualmente na cidade de San Sebastián, País Basco da Espanha, desde 1953. É a única categoria (A) Festival em Espanha, bem como um dos mais antigos e prestigiados da Europa.

 

O festival de cinema realiza-se no final de setembro de cada ano e tem permitido a descoberta e promoção de realizadores como Pedro Almodóvar, Roman Polanski e Francis Ford Coppola.

 

Figuras importantes e renomadas do cinema mundial, como Alfred Hitchcock, Gregory Peck, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Michael Douglas, Robert De Niro, Richard Gere, Demi Moore, Julia Roberts, Woody Allen, Meryl Streep, Willem Dafoe, participaram do Festival Robert Downey Jr, Catherine Zeta-Jones, Antonio Banderas, Mel Gibson, Naomi Watts e Brad Pitt, entre outros.

 

Índice

 

 

Lista completa de edições do Festival de Cinema de San Sebastián (1953 a 2020)

 

 

História


A primeira edição do Festival de Cinema de San Sebastián foi realizada em 21 de setembro de 1953, anteriormente denominada Semana Internacional do Cinema, por iniciativa do comércio local. Já em 1954, em sua segunda edição, adquire o nome de Festival Internacional de Cinema, promovido pela National Show Union e pelo Ministério da Informação e Turismo.

 

Em 1957, a Federação Internacional das Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF) concedeu-lhe a categoria máxima (Categoria A), estabelecendo a Golden Shell como o prêmio principal.

 

Em 1986, foi criado o Prêmio Donostia, um prêmio honorário concedido a cada ano a vários atores e diretores de cinema do Festival. O primeiro vencedor do prêmio foi o ator americano Gregory Peck.

 

Locais


O Festival realiza-se em vários locais da cidade de San Sebastián: Teatro Victoria Eugenia, Centro de Congressos e Auditório Kursaal, Teatro Principal, Hotel María Cristina, Cinemas Príncipe e Centro Cultural Tabakalera.

 

Estatísticas do Festival de Cinema de San Sebastián


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Festival de Cinema de San Sebastián, levando em consideração as edições realizadas desde o ano 1953 a 2020.

 

Quais países ganharam mais prêmios Concha de Oro de Melhor Filme no Festival de San Sebastian?

 

País Prêmios  
Espanha 13
Estados Unidos 10
Itália 6
Reino Unido 5
França 4
União Soviética (URSS) 3
China 2
Irã 2
México 2
Argentina 2

 

Qual diretor ganhou mais prêmios no Festival de San Sebastian?


Os diretores que mais ganharam no Festival de San Sebastian entre 1953 e 2020 são: Mario Monicelli (2 prêmios), Isabel Lamberti (2 prêmios) e Francisco J. Lombardi (2 prêmios).

 

Diretor Prêmios  
Mario Monicelli 2
Isabel Lamberti 2
Francisco J. Lombardi 2
Paddy Breathnach 2
Mauro Bolognini 2
Danny Boyle 1
Joel Coen 1
Mike Figgis 1
Dominique Deruddere 1
Rafael Gil 1

 

Qual ator ganhou mais prêmios no Festival de San Sebastian?


Os atores que mais ganharam no Festival de San Sebastian entre 1953 e 2020 são: Fernando Rey (2 prêmios), José Sacristán (2 prêmios) e Mads Mikkelsen (1 prêmios).

 

Ator Prêmios  
Fernando Rey 2
José Sacristán 2
Mads Mikkelsen 1
Eduard Fernández 1
Jim Broadbent 1
Al Pacino 1
Javier Bardem 1
Michael Caine 1
Frank Finlay 1
Ricardo Darín 1

 

Qual atriz ganhou mais prêmios no Festival de San Sebastian?


As atrizes que mais ganharam no Festival de San Sebastian entre 1953 e 2020 são: Victoria Abril (2 prêmios), Mercedes Sampietro (2 prêmios) e Connie Nielsen (1 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Victoria Abril 2
Mercedes Sampietro 2
Connie Nielsen 1
Melissa Leo 1
Sophia Loren 1
Julie Christie 1
Gena Rowlands 1
Carmen Maura 1
Lola Dueñas 1
Blanca Portillo 1

https://umfilmede.com