EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   RAZZIE 2021   |  

Festival de Cinema de Estocolmo


O Festival de Cinema de Estocolmo, também conhecido como Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, é um festival de cinema que se realiza anualmente na cidade de Estocolmo, Suécia, desde 1990. O festival é administrado por uma organização sem fins lucrativos de mesmo nome com o apoio da Câmara Municipal de Estocolmo, da Cidade de Estocolmo e do Instituto Sueco de Cinema.

 

O festival de cinema acontece em novembro de cada ano e exibe cerca de 150 filmes de diferentes países.

 

O festival tem como objetivo destacar jovens cineastas. Em média, um em cada três filmes do festival é realizado por um estreante e apenas podem participar na secção do concurso realizadores que tenham realizado no máximo dois filmes. Pretende também alargar o leque de filmes inovadores e de elevada qualidade, para orientar os visitantes do cinema moderno e estimular o debate, através de conferências e seminários.

 

O Festival Internacional de Cinema de Estocolmo também organiza o Festival de Cinema Juvenil de Estocolmo para crianças e jovens em abril e o Festival de Cinema Sommarbio de Estocolmo em agosto. Durante cinco noites, os filmes são exibidos ao ar livre no parque Rålambshovsparken.

 

Índice

 

Lista completa de edições do Festival de Cinema de Estocolmo (2012 a 2020)

 

 

História


A primeira edição do Festival de Cinema de Estocolmo foi realizada em 1990, por iniciativa do empresário e produtor sueco Ignas Scheynius, da designer Kim Klein e do diretor Git Scheynius.

 

Desde a realização do primeiro festival, foi atribuída uma bolsa para curtas-metragens. Também se tornou o primeiro festival de cinema nórdico autorizado pela FIAPF (Federação das Associações de Produtores de Cinema) e obteve o direito de ter um júri crítico internacional da FIPRESCI (Federação Internacional de Imprensa de Cinema).

 

Estatueta


A estatueta do Festival de Cinema de Estocolmo é feita de bronze e pesa 7,3 quilos, tornando-se o prêmio de filme mais pesado do mundo. O cavalo de bronze foi criado pelo designer Fredrik Swärd e representa o cavalo sueco Dala.

 

Os prêmios são concedidos em um total de quatorze categorias. A estatueta Bronze Horse é premiada em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Documentário, Stockholm Lifetime Achievement Award e Stockholm Visionary Award. O cavalo de alumínio é dividido em seis categorias diferentes. Os vencedores anteriores incluem Quentin Tarantino, Lauren Bacall, David Lynch, Wes Anderson, Terry Gilliam, David Cronenberg, Paul Schrader e Todd Solondz.

 

Estatísticas do Festival de Cinema de Estocolmo


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Festival de Cinema de Estocolmo, levando em consideração as edições do ano 2012 hasta 2020.

 

Qual ator ganhou mais prêmios no Festival de Cinema de Estocolmo?


Os atores que ganharam mais prêmios no Festival de Cinema de Estocolmo entre 2012 e 2020 são: George MacKay (1 prêmios), Tim Roth (1 prêmios) y Kévin Azaïs (1 prêmios).

 

Ator Prêmios  
George MacKay 1
Tim Roth 1
Kévin Azaïs 1
Emir Hadzihafizbegovic 1
Josh O\'Connor 1
Koudous Seihon 1
Welket Bungué 1
Victor Polster 1
Bartosz Bielenia 1

 

Qual atriz ganhou mais prêmios no Festival de Cinema de Estocolmo?


As atrizes que ganharam mais prêmios no Festival de Cinema de Estocolmo entre 2012 e 2020 são: Susanne Wuest (1 prêmios), Antonia Zegers (1 prêmios) y Katherine Waterston (1 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Susanne Wuest 1
Antonia Zegers 1
Katherine Waterston 1
Jasmine Trinca 1
Jasna Zalica 1
Nina Hoss 1
Saskia Rosendahl 1
Julija Steponaityte 1
Michaela Kurimsky 1
Irena Ivanova 1

 

Quais países ganharam mais prêmios de Melhor Filme no Festival de Cinema de Estocolmo?

 

País Prêmios  
Alemanha 2
França 2
Peru 1
Canadá 1
Bulgária 1
Noruega 1
Reino Unido 1

 

Quais países ganharam mais prêmios de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Estocolmo?

 

País Prêmios  
Estados Unidos 2
China 2
Noruega 1
Letônia 1

https://umfilmede.com