EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE CANNES 2021   |   FESTIVAL DE VENEZA 2021   |  

European Film Awards


Os European Film Awards são prémios atribuídos anualmente pela European Film Academy para homenagear as melhores realizações do cinema europeu, desde 1988.

 

A cerimônia de premiação acontece em Berlim, Alemanha, a cada dois anos. Nos demais anos, os prêmios foram realizados em outras cidades da Europa como: Paris, Londres, Roma, Barcelona, ​​Varsóvia, Sevilha, Copenhague, Malta, Tallin, Riga, Wroclaw, entre outras.

 

Índice

 

Lista completa dos European Film Awards (1988 a 2020)

 

 

História


A primeira edição do European Film Awards foi realizada em 1988 em Berlim (Oeste), na Alemanha, por iniciativa do senador da cultura Volker Hassemer, juntamente com outros diretores, para celebrar as conquistas do cinema europeu.

 

Entre os diretores estavam Bernardo Bertolucci, Ben Kingsley, Isabelle Huppert, Mikis Theodorakis, Wim Wenders, Krzysztof Zanussi, István Szabó, Erland Josephson, Nikita Mikhalkov entre outros.

 

A eles se juntaram alguns dos melhores colegas do cinema europeu, como Ingmar Bergman, Anthony Hopkins, Pedro Almodóvar, Giulietta Masina, Richard Attenborough, Carmen Maura, Krzsystof Kieslowski, Ornella Muti e Max von Sydow.

 

Poucos meses depois, os diretores se reuniram novamente para fundar a European Cinema Society, que mais tarde se tornou a European Film Academy (EFA).

 

Quando o segundo European Film Awards foi realizado em Paris, no final de 1989, o mundo mudou principalmente devido à queda do Muro de Berlim e a Europa estava começando a redefinir seus horizontes. Os cineastas europeus cruzaram fronteiras até então fechadas. A estrela da noite foi o jovem cinema criativo de Sarajevo que recebeu uma menção especial.

 

Estatísticas dos European Film Awards


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas dos European Film Awards, levando em consideração as edições realizadas desde o ano 1988 a 2020.

 

Quais são os filmes que mais ganharam European Film Awards?


Os filmes que mais ganharam prémios do Cinema Europeu de Melhor Filme Europeu, entre 1988 e 2020 são: A Favorita (7 prêmios), O Escritor Fantasma (6 prêmios) e Guerra Fria (5 prêmios). Aqui estão os 10 filmes que ganharam mais prêmios do Cinema Europeu:

 

Filme Prêmios  
A Favorita 7
O Escritor Fantasma 6
Guerra Fria 5
The Square - A Arte da Discórdia 5
Toni Erdmann 5
Druk - Mais uma Rodada 4
Ida 4
A Grande Beleza 4
Amor 4
Gomorra 4

 

Qual diretor ganhou o maior número de European Film Awards?


Os diretores que mais ganharam o prêmio do Cinema Europeu de Melhor Diretor entre 1988 e 2020 são: Michael Haneke (3 prêmios), Pedro Almodóvar (2 prêmios) e Paolo Sorrentino (2 prêmios).

 

Diretor Prêmios  
Michael Haneke 3
Pedro Almodóvar 2
Paolo Sorrentino 2
Kenneth Branagh 1
Roman Polanski 1
Susanne Bier 1
Alejandro Amenábar 1
Jean-Pierre Jeunet 1
Lars von Trier 1
Pawel Pawlikowski 1

 

Qual ator ganhou o maior número de European Film Awards?


Os atores que ganharam o European Film Award mais vezes entre 1988 e 2020 são: Toni Servillo (2 prêmios), Daniel Auteuil (2 prêmios) e Antonio Banderas (1 prêmios).

 

Ator Prêmios  
Toni Servillo 2
Daniel Auteuil 2
Antonio Banderas 1
Mads Mikkelsen 1
Ben Kingsley 1
Max von Sydow 1
Ewan McGregor 1
Kenneth Branagh 1
Colin Firth 1
Ralph Fiennes 1

 

Qual atriz ganhou o maior número de European Film Awards?


As atrizes que ganharam o European Film Award mais vezes entre 1988 e 2020 são: Charlotte Rampling (2 prêmios), Carmen Maura (2 prêmios) e Juliette Binoche (2 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Charlotte Rampling 2
Carmen Maura 2
Juliette Binoche 2
Emily Watson 1
Olivia Colman 1
Marion Cotillard 1
Tilda Swinton 1
Kate Winslet 1
Imelda Staunton 1
Ruth Sheen 1

 

Que países ganharam o maior número de European Film Awards de Melhor Filme Europeu?

 

País Prêmios  
Itália 7
Alemanha 5
Dinamarca 4
Reino Unido 4
França 3
Polônia 3
Espanha 2
Suécia 1
Áustria 1
Roménia 1

https://umfilmede.com