
Filmes e séries de vampiros geralmente pertencem ao gênero de filmes de terror com temas de vampiros ou vampirismo. Uma característica comum dos vampiros é a sede de sangue, mas pode variar de, por exemplo, Nosferatu a Blade.
Os filmes de vampiros são talvez o gênero de monstros mais importante da história e fascinam o público desde os filmes mudos. Entre os filmes de destaque do início do gênero, podemos citar "Nosferatu" (1922) de F. W. Murnau e "Drácula" (1931) do diretor Tod Browning e com o grande Bela Lugosi como protagonista, ambos baseados no romance Drácula por Bram Stocker.
Ambos os filmes também definiram um tom importante de como os vampiros foram retratados no filme desde então; Nosferatu com seu vampiro rato e Drácula com seu vampiro romântico. Outras contribuições importantes para o gênero são os muitos filmes de vampiros britânicos Hammer Horror durante a década de 1960 com Christopher Lee no papel-título, como "O Vampiro da Noite" (1958).
Entre as histórias mais modernas estão "Drácula de Bram Stoker" (1992) com Gary Oldman, a famosa "Entrevista Com o Vampiro" (1994) com Brad Pitt e Tom Cruise, a saga "Blade, o Caçador de Vampiros" com Wesley Snipes e a saga de Twilight (Crepúsculo). Filmes de vampiros podem ser ligados a outros gêneros como comédia ("Drácula - Morto, mas Feliz" de 1995 com Leslie Nielsen como a famoso vampiro), documentários de ficção e filmes românticos.