EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
7.0

At kende sandheden (2002)

At kende sandheden
Duração: 98 min. | Gênero: Drama, Ciência médica, Baseado em eventos reais
At kende sandheden

Sinopse

Escrito e dirigido por Nils Malmros e baseado na vida do pai do diretor. O filme inicia em 1944, quando um jovem pescador é atendido pelo neurocirurgião Richard Malmros (Jens Albinus) que opera o paciente depois de injetar-lhe Thorotrast, um meio de contraste radioativo. A operação é um sucesso, no entanto, 42 anos depois, o homem desenvolve câncer de fígado e morre. Sua viúva processa o hospital alegando que o Thorotrast causou o câncer.
A história relembra a vida de Richard Malmros, uma criança que viveu na pobreza, com um pai desempregado devido à Primeira Guerra Mundial, a influência de sua tia que era uma cristã devota e sempre alertava sobre “o perigo do pecado”, seus dias de escola, sua formação universitária e casamento.
O filme centra-se na ambiguidade da "verdade" divulgada pela mídia, bem como o dilema pessoal que Richard Malmros enfrentou: seu conhecimento sobre os perigos do Thorotrast e a decisão que ele tinha que tomar quando não havia outras alternativas.
Filmado em estilo de documentário em preto e branco, “At kende sandheden” ganhou o prêmio de Melhor Filme no Robert Awards de 2003. No Festival de Mar del Plata ganhou como Melhor Filme e Nils Malmros recebeu uma menção especial pela "coragem em retratar a ambiguidade da verdade." No Bodil Awards foi indicado a Melhor Filme dinamarquês e Jens Albinus ganhou o Bodil de Melhor Ator.

Nomeações e Prêmios

Festival de Mar del Plata

  • Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) VENCEDOR
  • Melhor Filme - Golden Astor NOMEADO
  • Prêmio Especial do Júri - Menção Especial NOMEADO

Ficha Técnica

Título original

At kende sandheden

Diretor

Nils Malmros

Duração

98 min.

Script

Nils Malmros

Música

Gunner Møller Pedersen

Fotografia

Jan Weincke

Ano

2002

Country

Dinamarca Dinamarca

Ranking

IMDb
7.4
Unopeliculas
6.5

Você pode estar interessado

Você pode estar interessado

 

https://umfilmede.com