EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar

Prêmios Cesar


Os Cesar Awards são os mais importantes prémios de cinema e televisão do cinema francês, atribuídos anualmente pela Academia Francesa de Artes e Técnicas Cinematográficas, desde 1976.

 

Índice

 


Lista completa de prêmios Cesar (1976 a 2020)


 

História do Prêmio Cesar


Em 1975, o jornalista e produtor francês Georges Cravenne fundou a Academia Francesa de Artes e Técnicas Cinematográficas, com o objetivo de premiar as realizações e as obras artísticas mais notáveis ​​do cinema, além de ter um prêmio francês equivalente a o Oscar dos Estados Unidos.

 

O Cesar Awards foi realizado pela primeira vez em 3 de abril de 1976 no Théâtre de l'Empire, em Paris.

 

No início, eram entregues apenas 13 prêmios. Atualmente, 22 troféus são atribuídos em diferentes categorias. A categoria de Melhor Documentário foi premiada pela primeira vez em 2007 e de Melhor Filme de Animação em 2011, vencendo o filme "O Ilusionista" do diretor francês Sylvain Chomet.

 

Estatueta do Prêmio Cesar


A estatueta ou troféu foi desenhada em 1975 pelo escultor Georges Cravenne. Consiste em uma peça oca de bronze polido de 29 cm de altura, sobre uma base de 8 cm. Seu peso é de 3,6 kg.

 

Processo de votação


A seleção dos indicados aos prêmios cesar é realizada de acordo com as normas do French National Film Centre (CNC).

 

Os longas-metragens devem ter duração mínima de 60 minutos. Para participar das indicações, eles também devem ter ficado expostos por pelo menos uma semana em Paris de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior à cerimônia.

 

O número de indicados é de cinco para cada categoria, exceto nas categorias de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor filme de animação, melhor diretor, melhor ator e melhor atriz. Nessas categorias, os indicados foram aumentados para sete.

 

Desde a cerimônia do 36º Prêmio César, ficou estabelecido que ator, diretor, produtor, roteirista, compositor ou técnico só pode ser indicado uma vez e para uma única obra por categoria, mesmo que tenha participado de diversos filmes elegíveis no mesmo ano.

 

O Prêmio César de público tem a característica de ser concedido apenas a filmes franceses.

 

Para o Prêmio de Honra César, o vencedor é escolhido pelo presidente da academia ou pelo secretário-geral. Portanto, não há procedimento de votação.

 

Votação no Prêmio Cesar


Dois votos são feitos por correio, o primeiro é feito para escolher os indicados e o segundo para selecionar os vencedores.

 

O número de membros votantes da Academia é de 4509. São todos profissionais registrados em 10 categorias (diretores, escritores, atores, técnicos, produtores, distribuidores, operadores, indústrias técnicas, diretores de elenco, assessores de imprensa, agentes artísticos e membros associados).

 

Ao contrário do Oscars Awards, no Cesar Awards não há restrições para que cada membro vote na categoria que lhe diz respeito. Todos os eleitores podem eleger candidatos em todas as categorias.

 

A cerimônia das premissas Cesar


As cerimônias do Prêmio César geralmente são transmitidas pela televisão e acontecem no final de fevereiro ou início de março.

 

Todos os anos, uma personalidade é escolhida para presidir a cerimônia. Pode ser um diretor ou ator com uma carreira profissional destacada, mesmo que de fama internacional.

 

A cerimônia do Prêmio Cesar foi realizada em locais diferentes e majestosos, como: o Palais des Congrès, a Salle Pleyel, o Empire Theatre, o Théâtre des Champs-Élysées e o Théâtre du Châtelet.

 


Controvérsias


Em anos anteriores, os membros da Academia foram acusados ​​de elitismo, afirmando que rejeitam consistentemente os gostos do público em geral, excluindo comédias ou sucessos de bilheteria. Por isso, em 2018 foi criada a categoria Prêmio do Público, que premia o filme francês com maior audiência no ano passado.

 

Estatísticas do Cesar Awards


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Cesar Awards, levando em consideração as edições realizadas desde o ano 1976 a 2020.

 

Quais são os filmes que mais ganharam prêmios Cesar?


Os filmes que mais ganharam prêmios Cesar, entre 1976 e 2020, são: Cyrano (10 premios), O Último Metrô (10 premios) y O Profeta (9 premios). Aqui estão os 10 filmes que mais ganharam prêmios Cesar:

 

Película Premios  
Cyrano 10
O Último Metrô 10
O Profeta 9
De battre mon coeur s'est arrêté 8
Timbuktu 7
Séraphine 7
O Pianista 7
On connaît la chanson 7
Tous les matins du monde 7
Adeus, Meninos 7

 

Qual ator ganhou mais prêmios Cesar?


Os atores que mais ganharam o prêmio Cesar entre 1976 e 2020 são: Niels Arestrup (3 premios), Mathieu Amalric (3 premios) y André Dussollier (3 premios).

 

Actor Premios  
Niels Arestrup 3
Mathieu Amalric 3
André Dussollier 3
Michel Serrault 3
Tahar Rahim 2
Gérard Depardieu 2
Gaspard Ulliel 2
Gérard Lanvin 2
Jean Carmet 2
Jean Rochefort 2

 

Qual atriz ganhou mais prêmios Cesar?


As atrizes que mais ganharam o prêmio Cesar entre 1976 e 2020 são: Isabelle Adjani (5 premios), Nathalie Baye (4 premios) y Dominique Blanc (4 premios).

 

Actor Premios  
Isabelle Adjani 5
Nathalie Baye 4
Dominique Blanc 4
Julie Depardieu 3
Karin Viard 3
Annie Girardot 3
Marion Cotillard 2
Cécile De France 2
Emmanuelle Devos 2
Sylvie Testud 2

 

Que países ganharam mais prêmios Cesar de Melhor Filme Estrangeiro?

 

País Premios  
Estados Unidos 16
Reino Unido 6
Itália 5
Japão 2
Bélgica 2
Espanha 2
Alemanha do Oeste (RFA) 2
Israel 1
Coreia do Sul 1
Dinamarca 1

 

https://umfilmede.com