EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE MALAGA 2021   |  

Festival de Cinema de Sundance


O Sundance Film Festival é um festival de cinema que acontece anualmente na cidade de Park City, em Utah, Estados Unidos, desde 1978. É um dos maiores e mais importantes eventos cinematográficos do cinema independente.

 

O festival é organizado pelo Sundance Institute, uma organização criada pelo ator e diretor de cinema Robert Redford, para criar programas para descobrir e apoiar cineastas independentes, artistas de teatro e compositores de todo o mundo.

 

O evento conta com diversas seções competitivas de longas-metragens, curtas e documentários americanos e internacionais, além de outras seções fora da competição.

 

Índice

 

 

Lista completa de edições do Festival de Cinema de Sundance (1984 a 2021)

 

 

História


A primeira edição do Sundance Film Festival foi realizada em Salt Lake City em 1978, por iniciativa dos diretores Robert Redford, Sterling Van Wagenen e John Earle, com o objetivo de mostrar e destacar o potencial do cinema independente nos Estados Unidos. O nome do festival era U. S. Film Festival of Utah.

 

Em 1981, o festival mudou-se para Park City, Utah, e mudou as datas de setembro para janeiro.

 

Em 1984, o Sundance Institute, liderado por Sterling Van Wagenen, assumiu a liderança do United States Film Festival e em 1991 o festival foi oficialmente rebatizado de Sundance Film Festival, em homenagem ao personagem de Robertd Redford, o Sundance Kid do filme Butch Cassidy e o Sundance Kid.

 

O Festival de Sundance de 2012 foi realizado em Londres, no Reino Unido, marcando a primeira vez que o festival foi realizado fora dos Estados Unidos. Em 2016 foi realizado em Hong Kong.

 

Muitos cineastas independentes proeminentes tiveram sua grande chance no Sundance, incluindo Robert Rodriguez, Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson, Steven Soderbergh, Darren Aronofsky, Edward Burns, James Wan e Jim Jarmusch, entre outros.

 

Estatísticas do Festival de Cinema de Sundance


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Festival de Cinema de Sundance, levando em consideração as edições realizadas do ano 1984 a 2021.

 

Quais são os filmes que mais ganharam prêmios no Festival de Cinema de Sundance?


Os filmes que mais ganharam prêmios no Festival de Cinema de Sundance, entre 1984 e 2021, são: CODA (4 prêmios), Hive (3 prêmios) y 20,000 Days on Earth (3 prêmios). Aqui estão os 10 filmes que mais ganharam prêmios no Festival de Cinema de Sundance:

 

Filme Prêmios  
CODA 4
Hive 3
20,000 Days on Earth 3
Three Seasons 3
Hurricane Streets 3
Something Within Me 3
American Dream 3
Summer of Soul (...Or, When the Revolution Could Not Be Televised) 2
Sin señas particulares 2
Minari - Em Busca da Felicidade 2

 

Qual diretor ganhou mais prêmios no Festival de Cinema de Sundance?


Os diretores que ganharam mais vezes no Festival de Cinema de Sundance para Melhor Diretor entre 1984 e 2021 são: Natalia Almada (2 prêmios), Eric Mendelsohn (2 prêmios) y James Mangold (1 prêmios).

 

Diretor Prêmios  
Natalia Almada 2
Eric Mendelsohn 2
James Mangold 1
Darren Aronofsky 1
Cary Fukunaga 1
Debra Granik 1
John Cameron Mitchell 1
Juan Carlos Valdivia 1
Paddy Considine 1
James Longley 1

 

Quais os países que ganharam mais prêmios do júri de melhor filme (drama) no Festival de Cinema de Sundance (competição mundial)?

 

País Prêmios  
Chile 3
Reino Unido 2
Suécia 2
Israel 2
Kosovo 1
Irã 1
Turquia 1
Coreia do Sul 1
Noruega 1
Austrália 1

 

Quais países ganharam mais prêmios do júri de melhor documentário no Festival de Cinema de Sundance (competição global)?

 

País Prêmios  
Dinamarca 4
Reino Unido 4
Alemanha 2
Áustria 1
Macedônia 1
Camboja 1
Palestina 1
México 1
Holanda 1

https://umfilmede.com