EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE CANNES 2021   |   FESTIVAL DE VENEZA 2021   |  

Festival de Cinema de Veneza


O Festival Internacional de Cinema de Veneza é um festival de cinema de categoria "A", realizado anualmente na cidade de Veneza, no histórico Palazzo del Cinema no Paseo Marconi (e em outros edifícios próximos). Depois do Oscar, é o evento cinematográfico mais antigo do mundo: a primeira edição foi realizada entre 6 e 21 de agosto de 1932.

 

O principal prémio atribuído é o Leão de Ouro, que deve o seu nome ao símbolo da cidade (o Leão de São Marcos).

 

O festival faz parte da Bienal de Veneza, uma exposição de arte italiana fundada pela Câmara Municipal de Veneza em 19 de abril de 1893.

 

Índice

 

 

Lista completa de edições do Festival de Cinema de Veneza (1932 a 2021)

 

 

História


A primeira edição do Festival realizou-se com o nome de Primeira Mostra Internacional de Cinema, de 1 a 15 de agosto de 1932, no Terraço do Hotel Excelsior no Lido de Veneza. Ao todo, nove países participaram dessa edição do festival.

 

O festival nasceu de uma ideia do presidente da Bienal de Veneza, conde Giuseppe Volpi, do escultor Antonio Maraini, secretário-geral, e Luciano De Feo, secretário-geral do Instituto Internacional de Cinema Educativo, publicado pela Liga das Nações.

 

A edição de 1932 traz filmes que mais tarde se tornaram verdadeiros "clássicos" da história do cinema, como "Proibido" do diretor americano Frank Capra, "Grand Hotel" de Edmund Goulding, "O campeão" de King Vidor, o primeiro "Frankenstein" do James Whale, entre outros.

 

Em 1934, foram entregues os primeiros prêmios oficiais: a Copa Mussolini de Melhor Filme Italiano e a Copa Mussolini de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Os grandes atores que estavam na primeira edição foram Greta Garbo, Clark Gable, Wallace Beery, Fredric March, Norma Shearer, Ronald Colman, James Cagney, Loretta Young, Joan Crawford, John Barrymore, o ídolo italiano Vittorio De Sica e Boris Karloff, que entrou para a história por seu papel como um monstro nos primeiros anos de Frankenstein.

 

O filme Dr. Jekyll e Mr. Hyde, do diretor de Rouben Mamoulia, foi o primeiro filme a ser exibido na história da mostra em 6 de agosto de 1932.

 

Em 1937, o Palazzo del Cinema, construído no Lido, foi construído para servir de palco principal para o Festival.

 

A década de 1940 representou um dos momentos mais difíceis do Festival. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a situação deteriorou-se a tal ponto que as edições de 1940, 1941 e 1942, posteriormente consideradas como não ocorridas, decorreram longe do Lido de Veneza. Poucos países participaram e houve uma vantagem absoluta das obras e realizadores pertencentes ao eixo Roma-Berlim, num clima mais propagandístico do que artístico, fortemente representado também pelas estrelas italianas, entre as quais Alida Valli, Assia Noris e Fosco Giachetti.

 

Após o fim da Guerra, o Festival voltou a acolher os grandes realizadores internacionais: Laurence Olivier, Orson Welles, Fritz Lang, John Huston, Jean Cocteau, Claude Autant-Lara, David Lean, Henri-Georges Clouzot ,, Michael Powel, Emeric Pressburger, Jean Renoir, Marcel Carné, Julien Duvivier, entre outros.

 

Na década de 1950, o cinema japonês foi definitivamente lançado, destacando-se pelo Leão de Ouro conquistado por "Rashomon" do grande diretor japonês Akira Kurosawa em 1951, "O homem da carroça" de Hiroshi Inagaki, "Os contos da lua pálida "(1953) e" The Intendant Sansho "(1954) por Kenji Mizoguchi e" The Seven Samurai "(1954) por Kurosawa.

 

Esta década marcou a chegada às telas de grandes diretores italianos como Federico Fellini e Michelangelo Antonioni. Também participaram do festival os atores Marlon Brando, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Gina Lollobrigida, Alberto Sordi, Vittorio Gassman e Silvana Mangano.

 

Na década de 1960, apareceram no Festival os grandes diretores Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Paolo e Vittorio Taviani, Vittorio De Seta, Marco Ferreri, Valerio Zurlini, Florestano Vancini, Marco Bellocchio, Giuliano Montaldo e Tinto Brass. Quanto aos atores, aparecem Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni e Monica Vitti.

 

Em 1968, a agitação social e política teve um impacto negativo no festival, uma vez que de 1969 a 1979 não foram atribuídos prémios e o festival voltou à não competitividade da primeira edição. Em 1973, 1977 e 1978, o festival não foi realizado.

 

Em 1971, foi apresentado o Prêmio Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra, concedido pela primeira vez ao diretor americano John Ford, e no ano seguinte a Charlie Chaplin, por seu trabalho como um homem completo e multifacetado do cinema.

 

Também em 1971, o filme chinês "The Red Detachment of Women" foi projetado pela primeira vez.

 

Em 1972, o polêmico filme "A Clockwork Orange" de Stanley Kubrick, estrelado por Malcolm McDowell, foi lançado.

 

Em 1988, foi "A Última Tentação de Cristo", um dos filmes mais polêmicos de Martin Scorsese. A comédia de Charles Crichton, "Wanda's Tangles", que incriminou Roger Rabbit? de Robert Zemeckis e o talento do realizador espanhol Pedro Almodóvar começa a ser reconhecido.

 

A saga Indiana Jones de Steven Spielberg tem um grande sucesso, graças também à habilidade dos dois protagonistas, Harrison Ford e Sean Connery.

 

Na década de 1990, grandes diretores como Spike Lee e Gus Van Sant aparecem.

 

A seção "Noite" apresenta grandes filmes, nos quais o Festival recebe superestrelas de Hollywood como Jack Nicholson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Bruce Willis, Mel Gibson, Kevin Costner, Tom Hanks e Denzel Washington. Também foram homenageados com o Leão de Ouro Dustin Hoffman, Al Pacino, Francis Ford Coppola, Robert De Niro e Paolo Villaggio, o primeiro ator cômico a receber este reconhecimento.

 

Durante esta década, eventos de rock e concertos são apresentados na praça em frente ao Casino e é constituído o primeiro júri juvenil, que atribui o prestigioso prémio Anica-Flash ao melhor primeiro longa-metragem.


Vários jovens talentos e filmes lançados durante este período: jovens italianos Mario Martone, Aurelio Grimaldi, Carlo Carlei e Paolo Virzì, e então o neozelandês Peter Jackson (pouco conhecido antes de dirigir a trilogia O Senhor dos Anéis), Sally Potter, Neil Jordan, Julian Schnabel, autor de Basquiat, um filme biográfico sobre a vida do pintor americano Jean-Michel Basquiat.

 

Quanto ao cinema no exterior, destacam-se o jovem James Gray, Henry Selick (com o filme de animação "O estranho mundo de Jack", produzido por Tim Burton em 1995), os irmãos Andy e Larry Wachowski, James Mangold, Guillermo del Toro. E Bryan Singer.

 

Nos anos 2000, o Festival estreou grandes filmes como "Você quer ser John Malkovich?" de Spike Jonze, com "Fight Club" de David Finche, "Boys Don't Cry" de Kimberly Peirce, "Julien the Fool" de Harmony Korine e "Memento" Christopher Nolan.

 

O mais recente trabalho de Stanley Kubrick, "Eyes Wide Closed", também estreou, atraindo um grande número de espectadores, graças à presença de seus protagonistas: Nicole Kidman e Tom Cruise.

 

Em 2017, o Festival abre caminho para a Realidade Virtual, estabelecendo uma seção e um concurso com 18 obras.

 

Estatísticas do Festival de Cinema de Veneza


A seguir apresentamos relatórios e estatísticas atualizadas do Festival de Cinema de Veneza, levando em consideração as edições do ano 1932 a 2021.


Qual diretor ganhou o maior número de prêmios Silver Lion de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Veneza?


Os diretores que mais ganharam no Festival de Cinema de Veneza como Melhor Diretor entre 1932 e 2021 são: Federico Fellini (2 prêmios), Andrei Konchalovsky (2 prêmios) e Shirin Neshat (2 prêmios).

 

Diretor Prêmios  
Federico Fellini 2
Andrei Konchalovsky 2
Shirin Neshat 2
Philippe Garrel 2
Kenji Mizoguchi 2
Kenneth Branagh 1
Martin Scorsese 1
Peter Jackson 1
Jane Campion 1
Terry Gilliam 1

 

Qual ator ganhou mais a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza?

 

Os atores que mais vezes ganharam a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza entre 1932 e 2021 são: Sean Penn (2 prêmios), Colin Firth (2 prêmios) e Javier Bardem (2 prêmios).

 

Ator Prêmios  
Sean Penn 2
Colin Firth 2
Javier Bardem 2
Jean Gabin 2
Jasmine Trinca 2
Fredric March 2
Toshirô Mifune 2
Jennifer Lawrence 1
Brad Pitt 1
Joaquin Phoenix 1

 

Qual atriz ganhou mais a Copa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza?

 

As atrizes que mais vezes ganharam a Copa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza entre 1932 e 2021 são: Valeria Golino (2 prêmios), Isabelle Huppert (2 prêmios) e Shirley MacLaine (2 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Valeria Golino 2
Isabelle Huppert 2
Shirley MacLaine 2
Jasmine Trinca 2
Katharine Hepburn 2
Kseniya Rappoport 2
Jennifer Lawrence 1
Cate Blanchett 1
Gong Li 1
Tye Sheridan 1

 

Quais países ganharam mais prêmios Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza?

 

País Prêmios  
França 13
Itália 11
Estados Unidos 9
Taiwan 3
China 3
Japão 3
Alemanha do Oeste (RFA) 3
Rússia 2
Reino Unido 2
Irlanda 2

https://umfilmede.com