EspañolEnglishSvenskaFrançaisPortuguês
Buscar
BAFTA 2021   |   PRÊMIOS DAVID DI DONATELLO 2021   |   FESTIVAL DE CANNES 2021   |   FESTIVAL DE VENEZA 2021   |  

Festival de Cinema de Berlim

 

O Festival Internacional de Cinema de Berlim ou Berlinale, é um festival de cinema realizado anualmente na cidade de Berlim, Alemanha. É um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Tem o maior público de todos os festivais de cinema (entre 300.000 e 500.000 ingressos vendidos).

 

Índice

 

 

Lista completa de edições do Festival de Cinema de Berlim (1951 a 2021)

 

 

História


A primeira edição do Festival de Cinema de Berlim foi realizada em 6 de junho de 1951, por iniciativa do oficial do Exército dos Estados Unidos Oscar Martay, que usou sua influência para obter financiamento para o Festival em seus primeiros anos. O primeiro filme exibido no festival foi Rebecca de Alfred Hitchcock no Palácio Titania. O cineasta alemão Alfred Bauer foi nomeado o primeiro diretor do festival.

 

Uma semana depois, no lado alemão oriental, em resposta à Berlinale, foi realizado o Festival de Cinema Popular Democrático, que exibiu apenas filmes do bloco oriental.

 

Durante os primeiros anos do Festival, os vencedores foram escolhidos por voto público. Então, em 1956, a Federação Internacional das Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF) concedeu o Festival Categoria “A”, permitindo a convocação de um júri internacional, equiparando oficialmente a Berlinale aos festivais de Cannes, Veneza e Locarno, tornando-se um grande público e festival glamoroso que atraiu várias estrelas de cinema, como Gary Cooper, Cary Grant, Sophia Loren, Henry Fonda, Jean Marais, Richard Widmark, David Niven, Jean Gabin, Errol Flynn, Giulietta Masina, Jean-Paul Belmondo, Michèle Morgan e Rita Hayworth).

 

Em 1974 foi permitida uma abertura cultural dos países do Bloco de Leste, exibindo pela primeira vez um filme soviético "Com você e sem você" de Rodion Nachapetow e em 1975 com "Jacob o mentiroso".

 

Prêmios Principais


O Urso de Ouro (alemão: Goldener Bär) é o maior prêmio concedido ao melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim, e é concedido desde a primeira edição do Festival. A escultura foi desenhada pela escultora alemã Renée Sintenis.

 

Desde 1951, o Urso de Prata é premiado em várias categorias, incluindo o Grande Prêmio do Júri (antigo Prêmio Especial do Júri), que foi apresentado em 1965 como um prêmio para o segundo melhor filme da competição. Em 1951, o prêmio foi concedido a três filmes nas categorias musical, drama e comédia. Em 1956, quando um júri internacional foi convocado pela primeira vez, o Silver Bear premia realizações individuais em várias categorias. Atualmente, além do Grande Prêmio do Júri, reconhecem-se Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro e Fotografia, Montagem, Música, Figurino e Cenografia ”.

 

Outros prêmios


Urso de Cristal: premiado por um júri infantil ao melhor longa-metragem e curta-metragem da seção Geração.

 

Prêmio Alfred Bauer: concedido desde 1987 a filmes de competição que abram novas perspectivas para a arte cinematográfica. Também é premiada com a Menção Honrosa.

 

Grande Prémio do Fundo Alemão para a Infância: é atribuído, desde 1999, por um júri internacional de realizadores e tem actualmente cerca de 7.500 euros. Também está disponível como prémio especial (2.500 euros) e Menção Honrosa.

 

Prêmio de Melhor Filme de Estreia: concedido desde 2006, é de 50.000 euros e é doado por Gesellschaft zur Wahrnehmung von Film- und Fernsehhrechten (GWFF). Um júri internacional seleciona o melhor filme de estreia nas seções Competição, Panorama, Fórum ou Geração. O dinheiro do prêmio é dividido entre o diretor e o produtor.

 

Prêmio de Melhor Documentário (Berlinale Documentary Film Award): é concedido, desde 2017, aos documentários apresentados nas seções Competição, Panorama, Fórum e Geração. O prêmio foi de 50.000 euros e foi doado pelo relojoeiro Glashütte. Desde que a empresa se aposentou como patrocinadora da Berlinale, o prêmio atual é de 40.000 euros, doados pela rádio RBB. O dinheiro do prêmio é compartilhado pelo diretor e produtor do filme premiado.

 

Seções do festival


Competência


A competição é a seção central do Festival de Cinema, onde os prêmios Golden Bear e Silver Bear são apresentados. Participam nesta secção filmes produzidos nos últimos 12 meses antes do início do festival e que ainda não tenham sido lançados fora dos seus países de origem.

 

Nesta seção, cerca de 20 filmes competem a cada ano. As indicações para estes filmes são feitas pela Direção do Festival. Os vencedores são escolhidos por um júri internacional. Os locais atuais para esta seção são o Berlinale Palast na Potsdamer Platz, os cinemas Kino International, CinemaxX e o Haus der Berliner Festspiele. Várias figuras importantes do cinema internacional foram presidentes de júri como Tilda Swinton, Wong Kar-Wai, Meryl Streep, Darren Aronofsky, entre outros.

 

Fórum


A seção Fórum Internacional do Novo Cinema acontece desde 1971, por iniciativa dos Amigos da Cinemateca Alemã fundada por Gero Gandert. Esta seção serve como uma plataforma para filmes incomuns e para apresentar novos diretores.

 

Outro objetivo do fórum é a exibição de filmes não europeus, como filmes independentes dos Estados Unidos, América Latina e cinema independente da Ásia.

 

Retrospectivo


A retrospectiva da história do cinema existe desde 1951 e é organizada desde 1977 pelo Stiftung Deutsche Kinemathek (Filmmuseum Berlin - Deutsche Kinemathek).

 

Panorama


A seção Panorama pertence ao programa oficial da Berlinale e é realizada desde 1986. Todos os filmes são exibidos em estreia mundial ou europeia. O programa principal oferece cerca de 18 longas-metragens por ano, e muitas outras produções compõem o programa de apoio.

 

As subseções são as séries de Documentários, Panorama Especial e Panorama de Curtas-metragens.

 

Geração


Esta secção do Festival realiza-se desde 1978 e é dedicada especialmente a crianças e adolescentes, apresentando uma seleção atual de longas e curtas-metragens internacionais. O setor se tornou uma das plataformas culturais e de mercado mais importantes do mundo. Em 2004, foi realizado o concurso de filmes juvenis 14plus. As competições atuais são chamadas de Geração Kplus e Geração 14plus.

 

No concurso "Geração Kplus", eles escolhem um longa-metragem e um curta-metragem, por meio de um júri infantil de onze integrantes, dando o prêmio ao "Urso Transparente". Um júri internacional de especialistas em cinema também premia o German Children's Fund Awards.

 

Na competição Generation 14plus, o Urso de Cristal de Melhor Longa-Metragem é concedido por um júri de sete jovens.

 

Berlinale Special


Berlinale Special es una nueva sección creada desde el año 2004 en el programa oficial, en la que se muestran trabajos actuales de los principales cineastas, así como las repeticiones de obras clásicas de la historia del cine y las producciones para los enfoques del festival o los temas atuais.

 

Perspectiva do cinema alemão


A seção Perspektive Deutsches Kino é dedicada à produção cinematográfica alemã atual e complementa a série de Cinema Alemão; Cerca de uma dezena de jogos experimentais, documentários e filmes estão em exibição, selecionados entre cerca de 250 aplicativos.

 

Berlinale Shorts


É uma seção criada em 2006, para apresentar apenas curtas-metragens. Todos os anos, cerca de 30 curtas-metragens competem nesta seção.

 

Berlinale Special Series


Em 2015, a Berlinale tornou-se o primeiro festival Type A do mundo a incluir uma série de televisão no programa oficial. Anteriormente, os formatos de série eram lançados em 2010.

 

Outros eventos


Talentos da Berlinale.

Série alemã (cinema alemão).

Cinema culinário.

Berlinale Keynotes.

 

Mercado cinematográfico europeu


Simultaneamente ao Festival, é realizada a feira de filmes European Film Market (EFM), que reúne distribuidores, compradores de filmes, produtores, financiadores e agentes de co-produção. Também são realizadas palestras e workshops para jovens cineastas em parceria com o Festival.

 

O EFM é um dos três encontros mais importantes da indústria cinematográfica, além do Marché du Film em Cannes e do American Film Market.

 

 

Estatísticas do Festival de Cinema de Berlim


Apresentamos a seguir relatórios e estatísticas atualizadas do Festival de Cinema de Berlim, levando em consideração as edições do ano 1951 a 2021.

 

Qual diretor ganhou o maior número de prêmios Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Berlim?


Os diretores que ganharam o maior número de vezes no Festival de Cinema de Berlim de Melhor Diretor entre 1951 e 2021 são: Mario Monicelli (3 prêmios), Richard Linklater (2 prêmios) e Carlos Saura (2 prêmios).

 

Diretor Prêmios  
Mario Monicelli 3
Richard Linklater 2
Carlos Saura 2
Satyajit Ray 2
Roman Polanski 1
Asghar Farhadi 1
Norman Jewison 1
Joseph Cedar 1
Ricky Tognazzi 1
Wes Anderson 1

 

Qual ator ganhou mais o prêmio Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim?


Os atores que ganharam o prêmio Silver Bear no Festival de Cinema de Berlim mais vezes entre 1951 e 2021 são: Denzel Washington (2 prêmios), Fernando Fernán Gómez (2 prêmios) e Jean Gabin (2 prêmios).

 

Ator Prêmios  
Denzel Washington 2
Fernando Fernán Gómez 2
Jean Gabin 2
Sidney Poitier 2
Sam Rockwell 1
Leonardo DiCaprio 1
Sean Penn 1
Iain Glen 1
Tom Hanks 1
Lou Taylor Pucci 1

 

Qual atriz ganhou mais o prêmio Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim?


As atrizes que ganharam o prêmio Silver Bear mais vezes no Festival de Cinema de Berlim entre 1951 e 2021 são: Shirley MacLaine (2 prêmios), Sachiko Hidari (2 prêmios) e Birgit Minichmayr (1 prêmios).

 

Atriz Prêmios  
Shirley MacLaine 2
Sachiko Hidari 2
Birgit Minichmayr 1
Julianne Moore 1
Sareh Bayat 1
Holly Hunter 1
Sally Hawkins 1
Charlotte Rampling 1
Kerry Fox 1
Michelle Pfeiffer 1

 

Quais países ganharam mais prêmios Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Berlim?

 

País Prêmios  
Estados Unidos 14
França 8
Itália 7
Reino Unido 5
Espanha 4
Alemanha do Oeste (RFA) 4
Roménia 3
Irã 3
China 3
Suécia 3

https://umfilmede.com